domingo, 26 de março de 2017

Jornal Correio ajusta estratégia de negócio


O diretor executivo do jornal Correio, Roberto Grazzi, apresentou na semana passada as reformulações pelas quais está passando o jornal Correio, visando acompanhar às exigências do público após as reformulações tecnológicas que moldaram o meio jornal no novo século.
Para isso, o jornal investiu em uma mudança na redação que passa de alterações de horários e processos à criação de novas funções que visam atender o público do impresso e do meio digital - desde o último mês de dezembro, além de mudanças nas áreas de design, engajamento, marketing, comercial e tecnologia. 
Segundo a assessoria de imprensa do Correio, os números são animadores: de dezembro para janeiro, o jornal teve um crescimento de mais de 13% de leitores leais. O número de leitores frequentes e novos também chama atenção. O primeiro cresceu mais de 35% e o segundo, mais de 102%.
“Como é um processo que implica em muitas adaptações e mudanças de responsabilidades e funções, é preciso tempo de adaptação. Mas isso é muito diferente de resistência, tanto que um dos principais grandes feitos do processo é que, apesar de grande parte da redação nunca ter trabalhado em meios digitais antes, a mudança, o incremento significativo em audiência e a qualidade do jornalismo digital que fazemos foi alcançado sem absolutamente nenhuma substituição de pessoal na redação”, explica Juan Torres, editor de inovação do Correio.
Outra novidade foi o intercâmbio de ideias com a designer portuguesa Mariana Santos. Referência mundial em jornalismo digital, com passagem por The Guardian (Reino Unido), Fusion (Miami), Jogos Rio-2016 e CEO do projeto Chicas Poderosas, ela passou o mês de janeiro em Salvador, prestando consultoria, trabalhando na redação do jornal e planejando a nova identidade digital do jornal, que deve ser lançada nos próximos meses. 
As mudanças envolvem também a implantação do sistema Chartbeat, que informa em tempo real como o conteúdo produzido está sendo consumido pelos leitores e a interação entre a redação e os leitores, por meio das redes sociais - esta última, apresentando crescimento de 227% no Instagram, 19% no Facebook e 66% no Twitter.

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